GETSID(2) Manual do Programador do Linux GETSID(2)

getsid - obtém a ID da seção

#include <unistd.h>
pid_t getsid(pid_t pid);
Requisitos de macro de teste de recursos para o glibc (consulte feature_test_macros(7)):

getsid():

_XOPEN_SOURCE >= 500
    || /* Desde o glibc 2.12: */ _POSIX_C_SOURCE >= 200809L

getsid(0) retorna o ID da sessão do processo da chamada. getsid() retorna o ID da sessão do processo com ID de processo pid. Se pid for 0, getsid() retorna o ID da sessão do processo da chamada.

Em caso de sucesso, um ID de sessão é retornado. Em caso de erro, (pid_t) -1 é retornado e errno é definido para indicar o erro.

EPERM
Existe um processo com o ID de processo pid, mas não está na mesma sessão que o processo de chamada, e a implementação considera isso um erro.
ESRCH
Nenhum processo com o ID de processo pid foi encontrado.

Esta chamada de sistema está disponível no Linux desde a versão 2.0.

POSIX.1-2001, POSIX.1-2008, SVr4.

O Linux não retorna EPERM.

Consulte credentials(7) para uma descrição das sessões e IDs de sessão.

getpgid(2), setsid(2), credentials(7)

Esta página faz parte da versão 5.11 do projeto Linux man-pages. Uma descrição do projeto, informações sobre relatórios de bugs e a versão mais recente desta página podem ser encontradas em https://www.kernel.org/doc/man-pages/.

A tradução para português brasileiro desta página man foi criada por André Luiz Fassone <lonely_wolf@ig.com.br>, Ricardo C.O.Freitas <english.quest@best-service.com> e Rafael Fontenelle <rafaelff@gnome.org>.

Esta tradução é uma documentação livre; leia a Licença Pública Geral GNU Versão 3 ou posterior para as condições de direitos autorais. Nenhuma responsabilidade é aceita.

Se você encontrar algum erro na tradução desta página de manual, envie um e-mail para a lista de discussão de tradutores.

22 março 2021 Linux