CHOWN(1) Comandos de usuário CHOWN(1)

chown - altera o proprietário e o grupo do arquivo

chown [OPÇÃO]... [DONO][:[GRUPO]] ARQUIVO...
chown [OPÇÃO]... --reference=ARQREF ARQUIVO...

Esta página de manual documenta a versão GNU de chown. chown altera o dono do usuário e/ou grupo de cada arquivo fornecido. Se apenas um dono (um nome de usuário ou ID numérico de usuário) for fornecido, esse usuário se tornará o dono de cada arquivo fornecido e o grupo de arquivos não será alterado. Se o dono for seguido por dois pontos e um nome de grupo (ou ID numérico do grupo), sem espaços entre eles, a propriedade do grupo dos arquivos também é alterada. Se dois pontos, mas nenhum nome de grupo seguir o nome do usuário, esse usuário se tornará o proprietário dos arquivos e o grupo dos arquivos será alterado para o grupo de login desse usuário. Se os dois pontos e o grupo forem fornecidos, mas o dono for omitido, apenas o grupo dos arquivos será alterado; neste caso, chown executa a mesma função que chgrp. Se apenas dois pontos forem fornecidos, ou se todo o operando estiver vazio, nem o dono nem o grupo serão alterados.

Altera o dono e/ou grupo de cada ARQUIVO para DONO e/ou GRUPO. Com --reference, altera o dono e grupo de cada ARQUIVO para o de ARQREF.

como verbose, mas só relata quando há alteração
suprime a maioria das mensagens de erro
emite um diagnóstico para cada arquivo processado
afeta a referência de cada link simbólico em vez do próprio link em si (isso é o padrão)
afeta os links simbólicos em vez dos arquivos referenciados por eles (útil somente em sistemas que permitem mudar o dono de um link simbólico)
muda dono e/ou grupo de cada arquivo apenas se seu dono e/ou grupo atual forem iguais àqueles especificados nesta opção. Um dos dois pode ser omitido, no caso de não ser exigido o teste de tal atributo
não trata "/" de forma diferenciada (o padrão)
falha ao operar recursivamente em "/"
usa o dono e o grupo do ARQREF ao invés de especificar os valores DONO:GRUPO
opera em arquivos e diretórios recursivamente

As seguintes opções modificam como uma hierarquia é percorrida quando a opção -R é especificada também. Se mais de uma destas forem especificadas, somente a última faz efeito.

se um argumento da linha de comando for um link simbólico para diretório, percorre-o
percorre todo link simbólico para diretório que for encontrado
não percorre links simbólicos (padrão)
mostra esta ajuda e sai
informa a versão e sai

O dono, caso não seja informado, permanece inalterado. O grupo também não é alterado se não informado, mas mudará para o grupo de login se deixado implícito por ":" após um DONO simbólico. DONO e GRUPO podem ser numéricos bem como simbólicos.

Altera o dono de /u para "root".
Idem, mas também altera seu grupo para "equipe".
Altera o dono de /u e seus arquivos para "root".

Escrito por David MacKenzie e Jim Meyering.

Página de ajuda do GNU coreutils: https://www.gnu.org/software/coreutils/
Relate erros de tradução para https://translationproject.org/team/pt_BR.html.

Copyright © 2020 Free Software Foundation, Inc. Licença GPLv3+: GNU GPL versão 3 ou posterior https://gnu.org/licenses/gpl.html.
Este é um software livre: você é livre para alterá-lo e redistribuí-lo. NÃO HÁ QUALQUER GARANTIA, na máxima extensão permitida em lei.

chown(2)

Documentação completa https://www.gnu.org/software/coreutils/chown
ou disponível localmente via: info '(coreutils) chown invocation'

A tradução para português brasileiro desta página man foi criada por André Luiz Fassone <lonely_wolf@ig.com.br>, Roberto Selbach Teixeira <robteix@zaz.com.br> e Rafael Fontenelle <rafaelff@gnome.org>.

Esta tradução é uma documentação livre; leia a Licença Pública Geral GNU Versão 3 ou posterior para as condições de direitos autorais. Nenhuma responsabilidade é aceita.

Se você encontrar algum erro na tradução desta página de manual, envie um e-mail para a lista de discussão de tradutores.

Março de 2020 GNU coreutils 8.32