catopen(3) Library Functions Manual catopen(3)

catopen, catclose - abre/fecha um catálogo de mensagens

Biblioteca C Padrão (libc, -lc)

#include <nl_types.h>
nl_catd catopen(const char *nome, int sinalizador);
int catclose(nl_catd catálogo);

A função catopen() abre um catálogo de mensagens e retorna um descritor de catálogo. O descritor permanece válido até catclose() ou execve(2). Se um descritor de arquivo for usado para implementar descritores de catálogo, o sinalizador FD_CLOEXEC será definido.

O argumento nome especifica o nome do catálogo de mensagens a ser aberto. Se nome especifica um caminho absoluto (ou seja, contém um '/'), então nome especifica um nome de caminho para o catálogo de mensagens. Caso contrário, a variável de ambiente NLSPATH será usada com nome substituído por %N (consulte locale(7)). Não é especificado se NLSPATH será usado quando o processo tiver privilégios de root. Se NLSPATH não existir no ambiente ou se um catálogo de mensagens não puder ser aberto em nenhum dos caminhos especificados por ele, um caminho definido pela implementação será usado. Este último caminho padrão pode depender da configuração de localidade LC_MESSAGES quando o argumento sinalizador for NL_CAT_LOCALE e da variável de ambiente LANG quando o argumento sinalizador for 0. Alterando o LC_MESSAGES parte do código do idioma pode invalidar descritores de catálogo abertos.

O argumento sinalizador para catopen() é usado para indicar a fonte da linguagem a ser usada. Se estiver definido como NL_CAT_LOCALE, então usará a configuração de localidade atual para LC_MESSAGES. Caso contrário, usará a variável de ambiente LANG.

A função catclose() fecha o catálogo de mensagens identificado por catálogo. Ela invalida quaisquer referências subsequentes ao catálogo de mensagens definido por catálogo.

A função catopen() retorna um descritor de catálogo de mensagens do tipo nl_catd em caso de sucesso. Em caso de falha, ele retorna (nl_catd) -1 e define errno para indicar o erro. Os possíveis valores de erro incluem todos os valores possíveis para a chamada open(2).

A função catclose() retorna 0 se tiver êxito, ou -1 se falhar.

Pode ser a fonte da configuração de localidade LC_MESSAGES e, portanto, determinar o idioma a ser usado se sinalizador estiver definido como NL_CAT_LOCALE.
O idioma a ser usado se sinalizador for 0.

Para uma explicação dos termos usados nesta seção, consulte attributes(7).

Interface Atributo Valor
catopen() Thread safety Ambiente MT-Safe
catclose() Thread safety MT-Safe

A descrição acima é a descrição POSIX.1. O valor de glibc para NL_CAT_LOCALE é 1. O caminho padrão varia, mas geralmente olha para vários locais abaixo de /usr/share/locale.

POSIX.1-2008.

POSIX.1-2001.

catgets(3), setlocale(3)

A tradução para português brasileiro desta página man foi criada por Paulo César Mendes <drpc@ism.com.br>, André Luiz Fassone <lonely_wolf@ig.com.br> e Rafael Fontenelle <rafaelff@gnome.org>.

Esta tradução é uma documentação livre; leia a Licença Pública Geral GNU Versão 3 ou posterior para as condições de direitos autorais. Nenhuma responsabilidade é aceita.

Se você encontrar algum erro na tradução desta página de manual, envie um e-mail para a lista de discussão de tradutores.

31 outubro 2023 Linux man-pages 6.06