RUN-PARTS(8) System Manager's Manual RUN-PARTS(8)

run-parts - corre scripts ou programas num directório

run-parts [--test] [--verbose] [--debug] [--report] [--lsbsysinit] [--regex=RE] [--umask=umask] [--arg=argument] [--exit-on-error] [--help] [--version] [--list] [--reverse] [--] DIRECTORY

run-parts -V

run-parts corre todos os ficheiros executáveis chamados dentro dos limites descritos em baixo, encontrados no directório directório. Os outros ficheiros e directórios são ignorados em silêncio.

Se nenhuma das opções --lsbsysinit ou --regex for indicada, então os nomes devem consistir inteiramente de letras ASCII maiúsculas ou minúsculas números ASCII, underscores do ASCII, e traços menos (-) do ASCII.

If the --lsbsysinit option is given, then the names must not end in .dpkg-old or .dpkg-dist or .dpkg-new or .dpkg-tmp, and must belong to one or more of the following namespaces: the LANANA-assigned namespace (^[a-z0-9]+$); the LSB hierarchical and reserved namespaces (^_?([a-z0-9_.]+-)+[a-z0-9]+$); and the Debian cron script namespace (^[a-zA-Z0-9_-]+$).

Se a opção --regex for usada, os nomes têm de corresponder à extensão regular extensa e personalizada especificada como argumento dessa opção.

OS ficheiros serão executados sequencialmente em ordem léxica (de acordo com as regras de ordenação de caracteres do C/POSIX) dos seus nomes a menos que a opção --reverse seja usada, o que nesse caso serão executados pela ordem oposta.

escreve os nomes dos scripts que deveriam ser executados, mas na realidade não os executa.
escreve os nomes de todos os ficheiros correspondentes (não limitado aos executáveis), mas na realidade não os executa. Esta opção não pode ser usada com --test.
escreve o nome de cada script no stderr antes de correr.
semelhante a --verbose, mas apenas escreve os nomes dos scripts que produzem resultados (output). O nome do script é escrito para qualquer um dos stdout ou stderr onde o script esteja programado para escrever primeiro.
escreve no stderr quais scripts são selecionados para correr e quais não são.
reverte a ordem de execução dos scripts.
termina assim que um script retorne com um código de terminar de não-zero.
usa namespaces LSB em vez do comportamento clássico.
corre cada script numa sessão de processo separado. Se usar esta opção, matar o run-parts não irá terminar o script a correr presentemente, este irá correr até o seu trabalho estar completo.
valida nomes de ficheiros contra a expressão regular extensa e personalizada RE. Veja a secção EXEMPLOS para um exemplo.
define a umask para umask antes de correr os scripts. umask deve ser especificado em octal. Por predefinição o umask é definido para 022.
passa argumento aos scripts. Use --arg uma vez por cada argumento que deseja passar.
--
especifica que é o fim das opções. Qualquer nome de ficheiro após -- não será interpretado como uma opção mesmo que comece com um hífen.
mostra informação de utilização e termina.
mostra a versão e o copyright e termina.

Escreve os nomes de todos os ficheiros em /etc que começam com um 'p' e terminam com um 'd':

run-parts --list --regex '^p.*d$' /etc

Copyright (C) 1994 Ian Jackson.

Copyright (C) 1996 Jeff Noxon.

Copyright (C) 1996, 1997, 1998 Guy Maor

Copyright (C) 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009 Clint Adams

run-parts é software livre; veja a GNU General Public License versão 2 ou mais recente para condições ao copiar. Não tem garantia.

27 Jun 2012 Debian