telldir(3) Library Functions Manual telldir(3)

telldir - retorna a localização atual no fluxo de diretório

Biblioteca C Padrão (libc, -lc)

#include <dirent.h>
long telldir(DIR *dirp);
Requisitos de macro de teste de recursos para o glibc (consulte feature_test_macros(7)):

telldir():

    _XOPEN_SOURCE
       || /* glibc >= 2.19: */ _DEFAULT_SOURCE
       || /* glibc <= 2.19: */ _BSD_SOURCE || _SVID_SOURCE

A função telldir() retorna a localização atual associada com o fluxo de diretório dirp.

No caso de sucesso, a função telldir() retorna a localização atual no fluxo de diretório. No caso de erro, -1 é retornado e errno é definido para indicar o erro.

Descritor de fluxo de diretório dirp inválido.

Para uma explicação dos termos usados nesta seção, consulte attributes(7).

Interface Atributo Valor
telldir() Thread safety MT-Safe

POSIX.1-2008.

POSIX.1-2001, 4.3BSD.

Até o glibc 2.1.1, o tipo de retorno de telldir() era off_t. POSIX.1-2001 especifica long, e este é o tipo usado desde o glibc 2.1.2.

Nos primeiros sistemas de arquivos, o valor retornado por telldir() era um simples deslocamento de arquivo dentro de um diretório. Os sistemas de arquivos modernos usam estruturas de árvore ou hash, em vez de tabelas simples, para representar diretórios. Nesses sistemas de arquivos, o valor retornado por telldir() (e usado internamente por readdir(3)) é um "cookie" usado pela implementação para derivar uma posição dentro de um diretório. Os programas aplicativos devem tratar isso estritamente como um valor opaco, fazendo suposições sobre seu conteúdo.

closedir(3), opendir(3), readdir(3), rewinddir(3), scandir(3), seekdir(3)

A tradução para português brasileiro desta página man foi criada por Daniel Chicayban <daniel@chicayban.com.br>, Ricardo C.O.Freitas <english.quest@best-service.com> e Rafael Fontenelle <rafaelff@gnome.org>.

Esta tradução é uma documentação livre; leia a Licença Pública Geral GNU Versão 3 ou posterior para as condições de direitos autorais. Nenhuma responsabilidade é aceita.

Se você encontrar algum erro na tradução desta página de manual, envie um e-mail para a lista de discussão de tradutores.

31 outubro 2023 Linux man-pages 6.06