cpuid(4) Device Drivers Manual cpuid(4)

cpuid - dispositivo x86 de acesso CPUID

CPUID fornece uma interface para consultar informações sobre a CPU x86.

Este dispositivo é acessado por lseek(2) ou pread(2) ao nível de CPUID apropriado e lendo em blocos de 16 bytes. Um tamanho de leitura maior significa várias leituras de níveis consecutivos.

Os 32 bits inferiores da posição do arquivo são usados como %eax de entrada, e os 32 bits superiores da posição do arquivo como %ecx de entrada, o último destina-se a "contar" os níveis eax como eax=4.

Este driver usa /dev/cpu/CPUNUM/cpuid, onde CPUNUM é o número menor, e em uma máquina SMP direcionará o acesso à CPU CPUNUM conforme listado em /proc/cpuinfo.

Este arquivo é protegido de forma que possa ser lido apenas pelo usuário root, ou membros do grupo root.

A instrução CPUID pode ser executada diretamente por um programa usando assembler embutido. No entanto, este dispositivo permite acesso conveniente a todas as CPUs sem alterar a afinidade do processo.

A maior parte das informações em cpuid são relatadas pelo kernel na forma processada em /proc/cpuinfo ou por meio de subdiretórios em /sys/devices/system/cpu. O acesso direto à CPUID através deste dispositivo deve ser usado apenas em casos excepcionais.

O driver cpuid não é carregado automaticamente. Em kernels modulares, você pode precisar usar o seguinte comando para carregá-lo explicitamente antes de usar:


$ modprobe cpuid

Não há suporte para funções CPUID que requerem registros de entrada adicionais.

CPUs x86 muito antigas não suportam CPUID.

cpuid(1)

Intel Corporation, Intel 64 and IA-32 Architectures Software Developer's Manual Volume 2A: Instruction Set Reference, A-M, 3-180 CPUID reference.

Intel Corporation, Intel Processor Identification and the CPUID Instruction, Application note 485.

A tradução para português brasileiro desta página man foi criada por Rafael Fontenelle <rafaelff@gnome.org>

Esta tradução é uma documentação livre; leia a Licença Pública Geral GNU Versão 3 ou posterior para as condições de direitos autorais. Nenhuma responsabilidade é aceita.

Se você encontrar algum erro na tradução desta página de manual, envie um e-mail para a lista de discussão de tradutores.

30 outubro 2022 Linux man-pages 6.05.01