CHMOD(1) Comandos de usuário CHMOD(1)

chmod - altera os bits de modo de arquivo

chmod [OPÇÃO]... MODO[,MODO]... ARQUIVO...
chmod [OPÇÃO]... MODO-OCTAL ARQUIVO...
chmod [OPÇÃO]... --reference=ARQREF ARQUIVO...

Esta página de manual documenta a versão GNU de chmod. chmod altera os bits de modo de arquivo de cada arquivo fornecido de acordo com modo, que pode ser uma representação simbólica das mudanças a serem feitas ou um número octal que representa o padrão de bits para os novos bits de modo.

O formato de um modo simbólico é [ugoa...][[-+=][perms...]...], onde perms é zero ou mais letras do conjunto rwxXst, ou uma única letra do conjunto ugo. Vários modos simbólicos podem ser fornecidos, separados por vírgulas.

Uma combinação das letras ugoa controla quais usuários o acesso ao arquivo será alterado: o usuário que o possui (u), outros usuários no grupo do arquivo (g), outros usuários que não fazem parte o grupo do arquivo (o) ou todos os usuários (a). Se nenhum desses for fornecido, o efeito é como se (a) fosse fornecido, mas os bits que são definidos no umask não são afetados.

O operador + faz com que os bits de modo de arquivo selecionados sejam adicionados aos bits de modo de arquivo existentes de cada arquivo; - faz com que sejam removidos; e = faz com que eles sejam adicionados e faz com que os bits não mencionados sejam removidos, exceto que os bits de ID de grupo e usuário não mencionados de um diretório não são afetados.

As letras rwxXst selecionam bits de modo de arquivo para os usuários afetados: ler (r), escrever (w), executar (ou pesquisar diretórios) (x), executar/pesquisar somente se o arquivo é um diretório ou já tem permissão de execução para algum usuário (X), definir ID de usuário ou grupo na execução (s), sinalizador de exclusão restrita ou "sticky bit" (t). Em vez de uma ou mais dessas letras, você pode especificar exatamente uma das letras ugo: as permissões concedidas ao usuário que possui o arquivo (u), as permissões concedidas a outros usuários que são membros do grupo do arquivo (g) e as permissões concedidas aos usuários que não estão em nenhuma das duas categorias anteriores (o).

Um modo numérico é de um a quatro dígitos octais (0-7), derivados somando os bits com os valores 4, 2 e 1. Dígitos omitidos são assumidos como zeros à esquerda. O primeiro dígito seleciona os atributos de definição de ID de usuário (4) e definição de ID de grupo (2) e exclusão restrita ou aderência (1). O segundo dígito seleciona permissões para o usuário que possui o arquivo: ler (4), escrever (2) e executar (1); o terceiro seleciona permissões para outros usuários do grupo do arquivo, com os mesmos valores; e a quarta para outros usuários fora do grupo do arquivo, com os mesmos valores.

chmod nunca altera as permissões de links simbólicos; a chamada de sistema chmod não pode alterar suas permissões. Isso não é um problema, pois as permissões de links simbólicos nunca são usadas. No entanto, para cada link simbólico listado na linha de comando, chmod altera as permissões do arquivo apontado. Em contraste, chmod ignora links simbólicos encontrados durante travessias de diretório recursivas.

chmod limpa o bit de definição de ID de grupo (set-group-ID) de um arquivo regular se o ID de grupo do arquivo não corresponder ao ID de grupo efetivo do usuário ou um dos IDs de grupo suplementares do usuário, a menos que o usuário tenha os privilégios apropriados. Restrições adicionais podem fazer com que os bits de set-user-ID e set-group-ID de MODO ou ARQREF sejam ignorados. Esse comportamento depende da política e da funcionalidade da chamada de sistema chmod subjacente. Em caso de dúvida, verifique o comportamento do sistema subjacente.

For directories chmod preserves set-user-ID and set-group-ID bits unless you explicitly specify otherwise. You can set or clear the bits with symbolic modes like u+s and g-s. To clear these bits for directories with a numeric mode requires an additional leading zero like 00755, leading minus like -6000, or leading equals like =755.

O sinalizador de exclusão restrito (ou restricted deletion flag) ou sticky bit é um único bit, cuja interpretação depende do tipo de arquivo. Para diretórios, evita que usuários sem privilégios removam ou renomeiem um arquivo no diretório, a menos que sejam donos do arquivo ou do diretório; isso é chamado de sinalizador de exclusão restrito para o diretório e é comumente encontrado em diretórios que podem ser escritos por todo o mundo, como /tmp. Para arquivos regulares em alguns sistemas mais antigos, o bit salva a imagem de texto do programa no dispositivo de troca para que ele carregue mais rapidamente quando executado; isso é chamado de sticky bit.

Altera o modo de cada ARQUIVO para MODO. Com --reference, altera o modo de cada ARQUIVO para o mesmo de ARQREF.

como verbose, mas só relata quando há alteração
suprime a maioria das mensagens de erro
emite um diagnóstico para cada arquivo processado
não trata "/" de forma diferenciada (o padrão)
falha ao operar recursivamente em "/"
usa o modo do ARQREF em vez dos valores MODO
altera os arquivos e diretórios recursivamente
mostra esta ajuda e sai
informa a versão e sai

Cada MODO é da forma "[ugoa]*([-+=]([rwxXst]*|[ugo]))+|[-+=][0-7]+".

Escrito por David MacKenzie e Jim Meyering.

Página de ajuda do GNU coreutils: https://www.gnu.org/software/coreutils/
Relate erros de tradução para https://translationproject.org/team/pt_BR.html.

Copyright © 2022 Free Software Foundation, Inc. Licença GPLv3+: GNU GPL versão 3 ou posterior https://gnu.org/licenses/gpl.html.
Este é um software livre: você é livre para alterá-lo e redistribuí-lo. NÃO HÁ QUALQUER GARANTIA, na máxima extensão permitida em lei.

chmod(2)

Documentação completa https://www.gnu.org/software/coreutils/chmod
ou disponível localmente via: info '(coreutils) chmod invocation'

A tradução para português brasileiro desta página man foi criada por André Luiz Fassone <lonely_wolf@ig.com.br>, Ricardo C.O.Freitas <english.quest@best-service.com> e Rafael Fontenelle <rafaelff@gnome.org>.

Esta tradução é uma documentação livre; leia a Licença Pública Geral GNU Versão 3 ou posterior para as condições de direitos autorais. Nenhuma responsabilidade é aceita.

Se você encontrar algum erro na tradução desta página de manual, envie um e-mail para a lista de discussão de tradutores.

Abril de 2022 GNU coreutils 9.1