TZSELECT(8) System Manager's Manual TZSELECT(8)

tzselect - seleciona um fuso horário

tzselect [ -c coord ] [ -n limite ] [ --help ] [ --version ]

O programa tzselect pergunta ao usuário informações sobre a sua localização atual, e emite o fuso horário resultante para a saída padrão. A saída é adequada como um valor para a variável de ambiente TZ.

Toda interação com o usuário é feita via a entrada e o erro padrão.

Em vez de perguntar o continente, país e cidade, pergunta a seleção de fusos horários cujas maiores cidades estão mais próximas do local com coordenadas geográficas coord. Use a notação ISO 6709 para coord, ou seja, uma latitude imediatamente seguida por uma longitude. A latitude e longitude devem ser inteiros com sinal seguidos de um ponto decimal opcional e fração: números positivos representam norte e leste, sul negativo e oeste. Latitudes com dois e longitudes com três dígitos inteiros são tratadas como graus; latitudes com quatro ou seis e longitudes com cinco ou sete dígitos inteiros são tratadas como DDMM, DDDMM, DDMMSS, ou DDDMMSS representando DD ou DDD graus, MM minutos e zero ou SS segundos, com quaisquer frações finais representando minutos fracionários ou (se SS estiver presente) segundos. O ponto decimal é o do local atual. Por exemplo, na localidade C (padrão), -c +40.689-074.045 especifica 40.689°N, 74.045°W, -c +4041.4-07402.7 especifica 40°41.4′N, 74°2.7′W e -c +404121-0740240 especifica 40°41′21″N, 74°2′40″W. Se coord não for um dos os formulários documentados, o comportamento resultante não é especificado.
Quando -c é usado, exibe as limite localizações mais próximos (padrão 10).
Informa informações de ajuda e sai do programa.
Exibe informação da versão e sai.

Nome de um programa awk compatível com Posix (padrão: awk).
Nome do diretório que contém os arquivos dos fusos horários (padrão: /usr/share/zoneinfo).

Tabela ISO 3316 contendo código do país de 2 letras e nome do país.
Tabela contendo código do país, latitude e longitude, fuso horário e comentários descritivos.
Arquivo de dados dos fusos horários para os fusos horários TZ.

O status de saída é zero se o fuso horário foi obtido com sucesso pelo usuário, de outra forma a saída vai ser diferente de zero.

newctime(3), tzfile(5), zdump(8), zic(8)

Os aplicativos não devem presumir que a saída de tzselect corresponde às preferências políticas do usuário.

A tradução para português brasileiro desta página man foi criada por André Luiz Fassone <lonely_wolf@ig.com.br>, Leslie Harlley Watter <leslie@watter.org> e Rafael Fontenelle <rafaelff@gnome.org>.

Esta tradução é uma documentação livre; leia a Licença Pública Geral GNU Versão 3 ou posterior para as condições de direitos autorais. Nenhuma responsabilidade é aceita.

Se você encontrar algum erro na tradução desta página de manual, envie um e-mail para a lista de discussão de tradutores.