intro(3) Library Functions Manual intro(3)

intro - introdução a funções de bibliotecas

A Seção 3 do manual descreve todas as funções de bibliotecas, exceto as funções de bibliotecas (wrappers de chamada do sistema) descritas na Seção 2, que implementam chamadas do sistema.

Muitas das funções descritas na seção fazem parte da Biblioteca C Padrão (libc). Algumas funções fazem parte de outras bibliotecas (por exemplo, a biblioteca matemática libm ou a biblioteca em tempo real librt). Nesse caso, a página do manual indicará a opção do vinculador necessária para vincular à biblioteca necessária (por exemplo, -lm e -lrt, respectivamente, para as bibliotecas mencionadas).

Em alguns casos, o programador deve definir uma macro de teste de recurso para obter a declaração de uma função no arquivo de cabeçalho especificado na seção SINOPSE da página de manual. (Onde necessário, essas macros de teste de recursos devem ser definidas antes da inclusão de qualquer arquivos de cabeçalho.) Nesses casos, a macro necessária é descrita na página de manual. Para obter mais informações sobre macros de teste de recursos, consulte feature_test_macros(7).

A Seção 3 deste manual é organizada em subseções que refletem a estrutura complexa da biblioteca C padrão e suas muitas implementações:

3const
3head
3type

Essa história difícil frequentemente faz com que seja um mau exemplo a ser seguido em termos de design, implementação e apresentação.

Idealmente, uma biblioteca para a linguagem C é projetada de modo que cada arquivo de cabeçalho apresente a interface para um módulo de software coerente. Ela fornece um pequeno número de declarações de função e expõe apenas tipos de dados e constantes que são necessários para o uso dessas funções. Juntos, eles são denominados uma API ou interface de programa de aplicativo. Tipos e constantes a serem compartilhados entre várias APIs devem ser colocados em arquivos de cabeçalho que não declarem nenhuma função. Essa organização permite que um módulo de biblioteca C seja documentado concisamente com um arquivo de cabeçalho por página do manual. Essa abordagem melhora a legibilidade e a acessibilidade da documentação da biblioteca e, portanto, a usabilidade do software.

Certos termos e abreviações são usados para indicar variantes e padrões UNIX aos quais as chamadas nesta seção estão em conformidade. Vejo standards(7).

Veja o cabeçalho do código-fonte da página de manual para o(s) autor(es) e condições de direitos autorais. Note que estes podem ser diferentes de página para página!

intro(2), errno(3), capabilities(7), credentials(7), environ(7), feature_test_macros(7), libc(7), math_error(7), path_resolution(7), pthreads(7), signal(7), standards(7), system_data_types(7)

A tradução para português brasileiro desta página man foi criada por Rafael Fontenelle <rafaelff@gnome.org>

Esta tradução é uma documentação livre; leia a Licença Pública Geral GNU Versão 3 ou posterior para as condições de direitos autorais. Nenhuma responsabilidade é aceita.

Se você encontrar algum erro na tradução desta página de manual, envie um e-mail para a lista de discussão de tradutores.

17 maio 2025 Linux man-pages 6.15