x25(7) Miscellaneous Information Manual x25(7)

x25 - X.25 ITU-T / interface do protocolo ISO-8208

#include <sys/socket.h>
#include <linux/x25.h>
x25_socket = socket(AF_X25, SOCK_SEQPACKET, 0);

Os 'sockets' X25 fornecem uma interface para o protocolo de camada de pacotes X.25. Isto permite que aplicações se comuniquem sobre uma rede pública X.25 como padronizada pela recomendação X.25 da International Telecommunication Union (X.25 modo DTE-DCE). Os 'sockets' também podem ser usados para comunicação sem uma rede X.25 intermediária (X.25 modo DTE-DTE) como descrito na ISO-8208.

Limites de mensagens são preservados — um read(2) de um 'socket' recuperará a mesma quantidade de dados que o write(2) correspondente para o 'socket' do 'peer'. Quando necessário, o kernel cuida da segmentação e remontagem de mensagens longas através do significado do bit M do X.25. Não há limite superior definido para o tamanho da mensagem. Porém, a remontagem de uma mensagem longa pode falhar se houver uma falta temporária de recursos no sistema, ou quando outras limitações (como limites de memória de 'sockets' ou tamanho de 'buffer') tornam-se efetivos. Se isso ocorrer, a conexão X.25 será resetada.

A família de endereços de 'socket' AF_X25 usa o struct sockaddr_x25 para representar endereços de rede, como definido na recomendação X.121 da ITU-T.


struct sockaddr_x25 {
    sa_family_t sx25_family;    /* must be AF_X25 */
    x25_address sx25_addr;      /* X.121 Address */
};

sx25_addr contains a char array x25_addr[] to be interpreted as a null-terminated string. sx25_addr.x25_addr[] consists of up to 15 (not counting the terminating null byte) ASCII characters forming the X.121 address. Only the decimal digit characters from '0' to '9' are allowed.

The following X.25-specific socket options can be set by using setsockopt(2) and read with getsockopt(2) with the level argument set to SOL_X25.

Controla se o bit Q do X.25 (Bit de Dados Qualificados) é acessível pelo usuário. Ele espera um argumento inteiro. Se ele for setado em 0 (padrão), o bit Q nunca é setado para pacotes de saída, e o bit Q dos pacotes de entrada é ignorado. Se for setado em 1, um primeiro byte adicional precederá cada mensagem lida ou escrita no 'socket'. Para dados lidos do 'socket', o primeiro byte 0 indica que os bits Q dos pacotes de dados de entrada correspondentes não foram setados. Um byte com valor 1 indica que o bit Q dos pacotes de dados de entrada correspondentes foram setados. Se o primeiro byte dos dados escritos no 'socket' é 1, o bit Q dos pacotes de dados de saída correspondentes serão setados. Se o primeiro byte é 0, o bit Q não será setado.

A família de protocolo AF_X25 é uma nova implementação do Linux 2.2.

Muitos, pois a implementação do PLP do X.25 é CONFIG_EXPERIMENTAL.

Esta página de manual está incompleta.

Ainda não há nenhum arquivo-cabeçalho de programador dedicado à aplicação; você precisa incluir o arquivo-cabeçalho do kernel <linux/x25.h>. CONFIG_EXPERIMENTAL também pode implicar que versões futuras da interface não serão compatíveis com o binário.

Os eventos N-Reset do X.25 ainda não são propagados para o processo do usuário. Portanto, se ocorreu um erro, os dados podem ser perdidos sem notificação.

socket(2), socket(7)

Jonathan Simon Naylor: “Re-Análise e Re-Implementação do X.25.” A URL é ftp://ftp.pspt.fi/pub/ham/linux/ax25/x25doc.tgz.

A tradução para português brasileiro desta página man foi criada por Rubens de Jesus Nogueira <darkseid99@usa.net> e André Luiz Fassone <lonely_wolf@ig.com.br>

Esta tradução é uma documentação livre; leia a Licença Pública Geral GNU Versão 3 ou posterior para as condições de direitos autorais. Nenhuma responsabilidade é aceita.

Se você encontrar algum erro na tradução desta página de manual, envie um e-mail para a lista de discussão de tradutores.

15 julho 2023 Linux man-pages 6.05.01