sd(4) Device Drivers Manual sd(4)

sd - controlador de dispostivos de disco SCSI

#include <linux/hdreg.h>        /* for HDIO_GETGEO */
#include <linux/fs.h>           /* for BLKGETSIZE and BLKRRPART */

O nome do dispositivo de bloco tem a seguinte forma: sdlp, em que l é uma letra que denota o dispositivo físico, e p é um número que denota a partição naquele dispositivo. Freqüentemente, o número da partição, p,deverá ser desligado quando o dispositivo correspndente for um disco todo.

Discos SCSI tem um número de dispositivo principal de 8, e um número de dispositivo secundário da forma (16 * número_do_drive) + número_da_partição,em que número_do_drive é o número do dispositivo físico na ordem de sua detecção, e número_da_partição é como segue:

partição 0 é o disco todo
partição 1–4 são as partições "primárias" do DOS
partição 5–8 são as partições "extendidas" (ou "lógicas")

Por exemplo, /dev/sda deverá ter o maior 8, menor 0, e irá se referir para todo o primeiro disco SCSI no sistema; e /dev/sdb3 deverá ter o maior 8, menor 19, e irá se referir para a terçeira partição "primária" do DOS do segundo disco SCSI no sistema.

Desta vez, somente dispositivos de bloco serão fornecidos. Dispositivos raw ainda não foram implementados.

As seguintes ioctls estão disponíveis:

Retorna o parâmetros de disco da BIOS na estrutura seguinte:


struct hd_geometry {
    unsigned char  heads;
    unsigned char  sectors;
    unsigned short cylinders;
    unsigned long  start;
};
Um ponteiro para esta estrututura é passado como o parâmentro ioctl(2).
A informação retornada no parâmentro da geometria de disco sobre o discoive com entendido pelo DOS! Esta geometria não é a geometria física do disco. Ela é usada quando da montagem da tabela de partição do disco, de qualquer forma, e é necessária para uma operação conveniente de fdisk(1),efdisk(1) e lilo(1). Se a informação sobre a geometria não está disponível, zero será retornado para todos os parâmetros.
Retorma o tamanho do dispositivo em setores. O ioctl(2) parâmetro deveria ser um ponteiro longo.
Força uma re-leitura da tabela de partição do disco SCSI. Não é necessário parâmetro.
The SCSI ioctl(2) operations are also supported. If the ioctl(2) parameter is required, and it is NULL, then ioctl(2) fails with the error EINVAL.

/dev/sd[a-h]
o dispositivo todo
/dev/sd[a-h][0-8]
blocos individuais de partições

A tradução para português brasileiro desta página man foi criada por André Luiz Fassone <lonely_wolf@ig.com.br> e Carlos Augusto Horylka <horylka@conectiva.com.br>

Esta tradução é uma documentação livre; leia a Licença Pública Geral GNU Versão 3 ou posterior para as condições de direitos autorais. Nenhuma responsabilidade é aceita.

Se você encontrar algum erro na tradução desta página de manual, envie um e-mail para a lista de discussão de tradutores.

31 outubro 2023 Linux man-pages 6.06