lp(4) Device Drivers Manual lp(4)

lp - dispositivo de impressora de linha

#include <linux/lp.h>

lp[0–2] are character devices for the parallel line printers; they have major number 6 and minor number 0–2. The minor numbers correspond to the printer port base addresses 0x03bc, 0x0378, and 0x0278. Usually they have mode 220 and are owned by user root and group lp. You can use printer ports either with polling or with interrupts. Interrupts are recommended when high traffic is expected, for example, for laser printers. For typical dot matrix printers, polling will usually be enough. The default is polling.

As seguintes chamadas ioctl(2) são suportadas:

Seleciona a quantia de tempo que o controlador aguarda antes de reverificar a impressora quando o 'buffer' da impressora mostra-se cheio para arg. Se você tem uma impressora rápida, diminua este número, se você tem uma impressora lenta aumente-o. Isto é um centésimo de segundo, o padrão 2 estando a 0.02 segundos. Ele somente influência o controlador de 'polling'.
Seleciona o número máximo de iterações ocupada-espera o qual faz controlador de 'polling' passar o tempo aguardando pela impressora para preparar-se para recepção de um caractere para arg. Se a impressora é muito lenta, aumente este número; se o sistema também é lento, diminua este número. O padrão é 1000. Ele somente influência o controlador de 'polling'.
Se arg é 0, o controlador de impressora irá tentar em erro, de outro forma ele irá abortar. O padrão é 0.
Se arg é 0, open(2) irá abortar em erro, de outra forma erros serão ignorados. O padrão é para ignorar.
Se arg é 0, então fim-de-papel, fora-de-linha e sinal de erros são requeridos para ser falso em todas as escritas, de outra forma eles são ignorados. O padrão é para ignora-los.
Seleciona o número de iterações de esperar ocupado para aguardar antes de 'strobing' a impressora para acessar um caractere justamente escrito, e o número de iterações para aguardar antes de tornar o 'strobe' desligado novamente, para arg. A especificação diz que este tempo precisaria ser de 0,5 microsegundos, mas a experiência tem mostrado o intervalo de tempo causado pelo código é suficiente. Por essas razões, o valor padrão é 0. Isto é usado por ambos os modos 'polling' e controlador de interrupção.
Esta ioctl(2) requer privilégios de super usuário. Isso exige um int contendo o novo argumento IRQ. Como um efeito colateral, a impressora deverá ser religada. Quando arg é 0, o controlador polling irá ser usado, o qual é, além disso, padrão.
Armazena oa IRQ atualmente usada em arg.
Armazena o valor do status da porta em arg. Os bits tem o seguinte significado:
LP_PBUSY entrada invertida ocupada, alta atividade
LP_PACK entrada reconhecida inalterada, baixa atividade
LP_POUTPA entrada "sem papel" inalterada, alta atividade
LP_PSELECD entrada selecionada inalterada, alta atividade
LP_PERRORP entrada de erro inalterada, baixa atividade
Refira-se para o manual da sua impressora para entender sobre os sinais. Note que bits não documentados também podem ser selecionados, depende da sua impressora.
Religa sua impressora. É usado sem argumentos.

/dev/lp*

chmod(1), chown(1), mknod(1), lpcntl(8), tunelp(8)

A tradução para português brasileiro desta página man foi criada por André Luiz Fassone <lonely_wolf@ig.com.br> e Carlos Augusto Horylka <horylka@conectiva.com.br>

Esta tradução é uma documentação livre; leia a Licença Pública Geral GNU Versão 3 ou posterior para as condições de direitos autorais. Nenhuma responsabilidade é aceita.

Se você encontrar algum erro na tradução desta página de manual, envie um e-mail para a lista de discussão de tradutores.

5 fevereiro 2023 Linux man-pages 6.06