getdomainname(2) System Calls Manual getdomainname(2)

getdomainname, setdomainname - obtém/define o nome de domínio NIS

Biblioteca C Padrão (libc, -lc)

#include <unistd.h>
int getdomainname(char *nome, size_t comp);
int setdomainname(const char *nome, size_t comp);
Requisitos de macro de teste de recursos para o glibc (consulte feature_test_macros(7)):

getdomainname(), setdomainname():

    Desde o glibc 2.21:
        _DEFAULT_SOURCE
    No glibc 2.19 e 2.20:
        _DEFAULT_SOURCE || (_XOPEN_SOURCE && _XOPEN_SOURCE < 500)
    Até e incluindo o glibc 2.19:
        _BSD_SOURCE || (_XOPEN_SOURCE && _XOPEN_SOURCE < 500)

Essas funções são usadas para acessar ou alterar o nome de domínio NIS do sistema host. Mais precisamente, eles operam no nome de domínio NIS associado ao espaço de nome UTS do processo de chamada.

setdomainname() define o nome do domínio para o valor fornecido na matriz de caracteres nome. O argumento comp especifica o número de bytes em nome. (Portanto, nome não requer um byte nulo de terminação.)

getdomainname() retorna o nome de domínio com terminação nula na matriz de caracteres nome. a qual possui o comprimento de comp bytes. Se o nome do domínio com terminação nula precisar de mais que comp bytes, getdomainname() retorna os primeiros comp bytes (glibc) ou um erro (libc).

Em caso de sucesso, zero é retornado. Em caso de erro, -1 é retornado, e errno é definido para indicar o erro.

setdomainname() pode falhar com os seguintes erros:

nome aponta para fora do espaço de endereços.
comp era negativo ou muito grande.
O chamador não tinha a capacidade CAP_SYS_ADMIN no espaço de nome de usuário associada ao seu espaço de nome UTS (consulte namespaces(7)).

getdomainname() pode falhar com os seguinte erros:

Para getdomainname(), na libc: nome é NULL ou nome ser maior que comp bytes.

Na maioria das arquiteturas Linux (incluindo x86), não há chamada de sistema getdomainname(); em vez disso, o glibc implementa getdomainname() como uma função de biblioteca que retorna uma cópia do campo domainname retornada de uma chamada para uname(2).

None.

Desde o Linux 1.0, o limite para o comprimento de um nome de domínio, incluindo o byte nulo final, é de 64 bytes. Nos kernels antigos, eram 8 bytes.

gethostname(2), sethostname(2), uname(2), uts_namespaces(7)

A tradução para português brasileiro desta página man foi criada por André Luiz Fassone <lonely_wolf@ig.com.br>, Ricardo C.O.Freitas <english.quest@best-service.com> e Rafael Fontenelle <rafaelff@gnome.org>.

Esta tradução é uma documentação livre; leia a Licença Pública Geral GNU Versão 3 ou posterior para as condições de direitos autorais. Nenhuma responsabilidade é aceita.

Se você encontrar algum erro na tradução desta página de manual, envie um e-mail para a lista de discussão de tradutores.

31 outubro 2023 Linux man-pages 6.06