ftpusers(5) File Formats Manual ftpusers(5)

ftpusers - lista de usuários que não devem logar através do 'daemon' FTP

O arquivo texto ftpusers contém uma lista de usuários que podem não fazer login usando o daemon do servidor FTP (File Transfer Protocol). Esse arquivo é usado não apenas para fins de administração do sistema, mas também para melhorar a segurança em um ambiente de rede TCP/IP.

O arquivo ftpusers normalmente contém uma lista dos usuários que não têm motivo para usar ftp ou têm privilégios demais para permitir o logon através do daemon do servidor FTP. Esses usuários geralmente incluem root, daemon, bin, uucp e news.

Se o daemon do servidor FTP não usar ftpusers, é recomendável que você leia a documentação para descobrir como bloquear o acesso de determinados usuários. Os servidores FTP da Washington University Daemon (wuftpd) e Professional FTP Daemon (proftpd) são conhecidos por usar ftpusers.

O formato de ftpusers é muito simples. Há um nome de conta (ou nome de usuário) por linha. Linhas iniciando com um # são ignoradas.

/etc/ftpusers

passwd(5), proftpd(8), wuftpd(8) A tradução para português brasileiro desta página man foi criada por Ricardo C.O.Freitas <english.quest@best-service.com>, André Luiz Fassone <lonely_wolf@ig.com.br> e Rafael Fontenelle <rafaelff@gnome.org>. Esta tradução é uma documentação livre; leia a ou posterior para as condições de direitos autorais. Nenhuma responsabilidade é aceita. Se você encontrar algum erro na tradução desta página de manual, envie um e-mail para a lista de discussão de tradutores:

30 outubro 2022 Linux man-pages 6.05.01