KDESU(1) Manual do usuário do KDE KDESU(1)

kdesu - Executa um programa com privilégios elevados

kdesu [-c comando] [-d] [-f arquivo] [-i nome do ícone] [-n] [-p prioridade] [-r] [-s] [-t] [-u usuário] [--noignorebutton] [--attach ID da janela]

kdesu [opções genéricas do KDE] [opções genéricas do Qt(TM)]

O KDE su é uma interface gráfica para o comando su do UNIX® no Ambiente de Trabalho K. Ele permite-lhe executar um programa como um usuário diferente fornecendo a senha deste usuário. O KDE su é um programa com privilégios especiais; ele usa o su do sistema.

O KDE su tem uma funcionalidade adicional: ele poderá recordar opcionalmente as senhas para você. Se estiver usando esta funcionalidade, você só terá que inserir a senha uma vez para cada comando.

Este programa pode ser iniciado a partir da linha de comando ou a partir de arquivos .desktop.

Uma vez que o kdesu não é mais instalado em $(kf5-config --prefix)/bin mas em kf5-config --path libexec e por essa razão não em seu Path, você deve usar $(kf5-config --path libexec)kdesu para iniciar o kdesu.

-c comando

Isto especifica o comando a ser executado como 'root'. Tem que ser passado um argumento. Assim se, por exemplo, quiser iniciar um novo gerenciador de arquivos, você deve inserir na linha de comando algo como: $(kf5-config --path libexec)kdesu-c Dolphin

-d

Mostra informações de depuração.

-f arquivo

Esta opção permite um uso eficiente do KDE su em arquivos .desktop. Isto diz ao KDE su para examinar o arquivo indicado em arquivo. Se este arquivo puder ser alterado pelo usuário atual, o KDE su irá executar o comando com esse usuário. Se não puder ser alterado, o comando é executado com o usuário usuário (o 'root', por padrão).

O arquivo é avaliado da seguinte forma: se o arquivo começar com uma /, é usado como um arquivo absoluto. Caso contrário, é tratado como o nome de um arquivo de configuração global do KDE.

-i nome do ícone

Indica o ícone a usar na janela da senha. Você poderá indicar apenas o nome, sem qualquer extensão.

-n

Não mantém a senha. Isto desabilita a opção Lembrar senha no diálogo de senha.

-p prioridade

Indica o valor da prioridade. A prioridade é um número qualquer entre 0 e 100, onde o 100 corresponde à prioridade máxima e o 0 à mínima. O valor padrão é 50.

-r

Usar escalonamento em tempo real.

-s

Interrompe o servidor do 'kdesu'. Este é o servidor que coloca, em segundo plano, em 'cache' as senhas corretas. Esta funcionalidade também poderá ser desativada com o -n, quando o KDE su é executado inicialmente.

-t

Permite enviar o resultado para o terminal. Isto desativa a memorização de senhas e é amplamente usado para fins de depuração. Se você quiser executar um aplicativo no modo de console, use o comando su normal.

-u usuário

Embora a utilização mais comum do KDE su seja rodar um comando como superusuário, você poderá indicar qualquer nome de usuário e a senha apropriada.

--noignorebutton

Não exibe um botão para ignorar.

--attach ID da janela

Torna a janela de uma aplicação X, identificada pela sua ID, transitória.

su(1)

Está disponível um documentação de usuário mais detalhada em help:/kdesu (insira esta URL no Konqueror ou execute khelpcenterhelp:/kdesu).

Executar o kfmclient com o usuário jose e mostrar o ícone do Konqueror na janela de senhas:

$(kf5-config --path libexec)kdesu-u jose-i konquerorkfmclient

O KDE su foi criado por Geert Jansen <g.t.jansen@stud.tue.nl> e Pietro Iglio <iglio@fub.it>.

Lauri Watts <lauri@kde.org>

Autor.
18/09/2010 KDE