FWIDE(3) Library Functions Manual FWIDE(3)

fwide - seleciona e determina a orientação do fluxo de arquivo

Standard C library (libc, -lc)

#include <wchar.h>
int fwide(FILE *fluxo, int modo);
Requisitos de macro de teste de recursos para o glibc (consulte feature_test_macros(7)):

fwide():


_XOPEN_SOURCE >= 500 || _ISOC99_SOURCE
|| _POSIX_C_SOURCE >= 200112L

Quando modo é zero, a função fwide() determina a orientação atual do fluxo. Ela retorna um valor positivo se o fluxo é orientado a caracteres largos, isto é, se E/S de caracteres largos é permitido, mas E/S de caracteres está desabilitado. Ela retorna um valor negativo se o fluxo é orientado a byte, isto é, se E/S de caracteres é permitido, mas E/S de caracteres largos está desabilitado. Ela retorna zero se o fluxo ainda não tem orientação; neste caso, a próxima operação de E/S pode mudar a orientação (para orientado a byte se for uma operação de E/S de caractere, ou para orientado a caracteres largos se for uma operação de E/S para caracteres largos).

Uma vez que um fluxo tem uma orientação, ele não pode ser mudado e persiste até que o fluxo seja fechado.

Quando modo é diferente de zero, a função fwide() primeiro tenta definir a orientação do fluxo (para orientado a caractere largo se modo for maior que 0, ou para orientado a byte se modo for menor que 0). Ela retorna um valor denotando a orientação atual, como visto acima.

A função fwide() retorna a orientação do fluxo, depois de possivelmente mudá-la. Um valor de retorno positivo significa orientação a caracteres largos. Um valor de retorno negativo significa orientação a byte. Um valor de retorno significa indecisão.

POSIX.1-2001, POSIX.1-2008, C99.

Saída de caracteres largos para um fluxo orientado a byte pode ser realizado através da função fprintf(3) com as diretivas %lc e %ls.

Saída orientada a caracteres para um fluxo orientado a caracteres largos pode ser realizado através da função fwprintf(3) com as diretivas %c e %s.

fprintf(3), fwprintf(3)

A tradução para português brasileiro desta página man foi criada por Rubens de Jesus Nogueira <darkseid99@usa.net>, André Luiz Fassone <lonely_wolf@ig.com.br> e Rafael Fontenelle <rafaelff@gnome.org>.

Esta tradução é uma documentação livre; leia a Licença Pública Geral GNU Versão 3 ou posterior para as condições de direitos autorais. Nenhuma responsabilidade é aceita.

Se você encontrar algum erro na tradução desta página de manual, envie um e-mail para a lista de discussão de tradutores.

9 outubro 2022 Linux man-pages 6.01