LOCALE::PO4A::SIMPLEPOD.3PM(1) User Contributed Perl Documentation LOCALE::PO4A::SIMPLEPOD.3PM(1)

1;

__END__

Locale::Po4a::SimplePod - converte dados POD de/para ficheiros PO, com Pod::Simple

[po4a_paths] /path/to/pot $lang:/path/to/po
[type:SimplePod] /path/to/source.pod $lang:/path/to/localized.pod

ou

[po4a_paths] /path/to/pot $lang:/path/to/po
[po4a_alias:pod] SimplePod
[type:pod] /path/to/source.pod $lang:/path/to/localized.pod

Isto é um módulo para ajudar a tradução da documentação em formato POD (o idioma preferido para documentar Perl) em outras línguas humanas.

As principais diferenças entre o formato Pod atual e o formato SimplePod são as seguintes:

  • O formato SimplePod nunca inclui novas linhas adicionais nas mensagens a traduzir. O formato Pod atual, no entanto, pode conter novas linhas extra, em particular em entradas de mensagens literais.
  • Parágrafos podem ser renderizados com dobragem de linha. O módulo Pod::Parser pode aplicar manuseamento especial para dobragem de linha, tornando isso difícil de replicar com o Pod::Simple. No entanto, o Pod::Simple parece produzir resultados mais naturais .
  • No SimplePod, a mensagem "=for" (ex. "=for comment text") não inclui um nome de formato (tal como "comment"), assim a mensagem consiste apenas de texto. Em contraste, o formato Pod atual retêm o nome de formato, resultando numa mensagem tipo "comment text". O comportamento anterior é considerado mais confortável para tradutores.
  • Entradas como a de baixo, que denotam "=end comment", já não estão presentes como se via no módulo Pod atual. Como estas não são mensagens traduzíveis, a sua ausência é uma melhoria.
    #. type: =end
    #: sample.pod:10
    msgid "comment"
    msgstr ""
    
  • Blocos de texto cuja validade do formato POD é incerta são agora tradados como "no-wrap". Isto aplica-se, por exemplo, ao conteúdo dentro de um bloco "=begin html". No módulo Pod, estes não eram tratados como "no-wrap", o que por vezes resultava em dobragem de linha.
  • A secção parâmetro "=begin" não é mais sujeita a tradução. No módulo Pod atual, é incluída. Se existir uma obrigação de a incluir na tradução, por favor reporte isso.

Este módulo é ainda um novo desenvolvimento, assim menos estável que o Locale::Po4a::Pod. Ele continua a evoluir, e há espaço para mais melhoramentos. O seu comportamento pode mudar com o tempo, e podem ser introduzidas opções adicionais para melhor optimizar a experiência de tradução para os utilizadores. O feedback e casos de uso de aplicações do mundo real irão ter um papel chave em guiar o seu futuro desenvolvimento.

O código é totalmente coberto pela nossa suite de teste, e não conhecemos nenhuns bugs existentes. No entanto, até 2025, não foi testado na batalha de fluxos de trabalho de traduções no mundo real por projetos externos. Dito isto, acreditamentos que o módulo está pronto para uso produtivo, mesmo que alguns bugs sejam inevitavelmente descobertos ao ganhar uma adoção mais ampla.

Este módulo destina-se a substituir o atual módulo Locale::Po4a::Pod. A razão é que Pod::Parser, o qual é usado pelo actual Locale::Po4a::Pod, está agora descontinuado, e é recomendado usar Pod::Simple em vez deste. Veja também GitHub issue #256 "Consider migrating away from deprecated "Pod::Parser"" https://github.com/mquinson/po4a/issues/256.

Pod::Simple, Locale::Po4a::Pod, Locale::Po4a::TransTractor, po4a(7), Locale::Po4a::SimplePod::Parser.

gemmaro <gemmaro.dev@gmail.com>

Copyright (C) 2025 gemmaro <gemmaro.dev@gmail.com>.

Este programa é um software livre; pode redistribuí-lo e/ou modificá-lo sob os termos da GPL v2.0 ou posterior (veja o ficheiro COPYING).

2025-11-22 perl v5.42.0